Existem muitos serviços do INSS que o segurado pode fazer pela Internet, usando o portal do Meu INSS. Um dos mais usados é a possibilidade de emitir o Extrato Previdenciário (CNIS) na plataforma.

Qualquer beneficiário do INSS que tenha um registro no Meu INSS pode usar o serviço para consultar uma série de documentos, incluindo os seus extratos previdenciários. Com isso, fica muito mais fácil planejar a sua aposentadoria e acompanhar o seu progresso em busca desse benefício.

Quer aprender a consultar o Extrato Previdenciário no Meu INSS? Então siga a leitura abaixo!

Como consultar Extrato Previdenciário no Meu INSS?

O CNIS (também chamado de Extrato Previdenciário) é o documento mais importante na relação entre beneficiário e a Previdência Social atualmente. Nesse extrato, estão presentes absolutamente todas as informações previdenciárias de cada pessoa, incluindo dados como:

  • tempo de trabalho;
  • remuneração em cada emprego;
  • dados dos empregadores;
  • contribuições em Guia da Previdência Social (GPS), em caso de contribuição individual ou de prestador de serviço.

Portanto, saber como consultar extrato previdenciário no Meu INSS é essencial para quem quer planejar uma aposentadoria ou simplesmente acompanhar a sua situação com a Previdência. Para poder fazer isso, entretanto, é necessário ter um cadastro no CNIS.

O passo a passo é o seguinte:

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Se já tiver uma conta, clique no botão azul escrito “Entrar”. Se não, clique em “Inscrever no INSS” e siga todos os passos para poder se cadastrar no portal;
  3. Será preciso criar uma senha com, pelo menos, 8 caracteres entre letras e números. Não é recomendado usar o seu nome, nome de algum familiar ou datas importantes na senha, pois isso pode ser descoberto por bandidos. O ideal é usar letras e números aleatórios. Só garanta que você não vai esquecer da palavra-chave;
  4. Quando entrar no Meu INSS, notará que há um menu no lado esquerdo da página. Nesse menu, busque pela opção Extrato Previdenciário (CNIS);
  5. Clique na opção e você será levado à página para emitir o documento. Será possível imprimi-lo diretamente da Internet ou salvá-lo para imprimir depois.

Quais outros extratos previdenciários estão no Meu INSS?

Além do CNIS, que é conhecido como Extrato Previdenciário, existem outros documentos importantes que podem ser consultados no Meu INSS. Esses documentos são essenciais para obter o seu direito junto ao INSS, como a aposentadoria, o auxílio-doença, entre outros.

Em resumo, existem outros 3 importantes extratos previdenciários que estão disponíveis para consulta no Meu INSS. Veja quais são:

  • Extrato de Tempo de Contribuição;
  • Extrato de Concessão de Benefício;
  • Extrato de Pagamento do Benefício.

Neste artigo, nós ensinaremos como consultar cada um deles usando a versão de 2020 do Meu INSS como base. Quer aprender? Então vamos lá!

Como emitir Extrato de Tempo de Contribuição

Como o nome já indica, o Extrato de Tempo de Contribuição é um documento que mostra qual é o seu tempo de contribuições pagas ao INSS. Esse documento é importante pois comprova por quanto tempo você já contribuiu com a Previdência Social e o quão próximo está de poder se aposentar ou solicitar algum benefício que tenha carência (o auxílio-doença é um deles).

Para conferir essa informação, basta você emitir o CNIS como ensinado anteriormente e procurar pela aba “Relações Previdenciárias” dentro daquele documento. Ali, estará um relatório com todos os seus dados cadastrais, incluindo todas as contribuições feitas para a Previdência, quais as remunerações recebidas na ocasião e por quais vínculos de trabalho elas foram recebidas.

Como emitir Extrato de Concessão de Benefício

O Extrato de Concessão de Benefício é um documento que comprova se um determinado segurado tem ou não um benefício em seu nome. Ele costuma ser necessário quando acontece um erro no sistema e é necessário provar que você não está recebendo algum benefício. Além disso, ele serve para provar aquilo que foi concedido em seu nome também.

Para obtê-lo, o passo a passo é o seguinte:

  • Acesso o Meu INSS;
  • Faça login se já tiver um cadastro. Se não, clique em Inscrever no INSS;
  • No menu lateral esquerdo, busque pela opção “Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta”;
  • Basta clicar na opção e emitir o extrato.

Como emitir Extrato de Pagamento de Benefício

O Extrato de Pagamento de Benefício é um documento que comprova todos os pagamentos de benefícios feitos para você, além da relação de empréstimos consignados em seu nome, recebimento de décimo terceiro e outras entradas e saídas de dinheiro no recebimento do seu benefício.

De certa forma, o documento é como se fosse um extrato de banco mesmo, com todas as informações sobre o que você tem a receber, o que foi descontado ou acrescido.

Para emitir o extrato pela Internet, faça o seguinte:

  • Entre no Meu INSS;
  • Faça login ou cadastre-se, caso não tenha uma conta ainda na plataforma;
  • Procure pela opção Extrato de Pagamento de Benefício no menu lateral esquerdo da plataforma;
  • Emita o documento ao clicar na opção designada.

Pronto! Agora você já sabe como consultar Extrato Previdenciário no Meu INSS, além de emitir outros documentos também. Ficou mais fácil planejar a sua aposentadoria, não é mesmo?

Não esqueça de curtir a nossa página no Facebook e seguir nosso Instagram para acompanhar mais dicas incríveis para a sua vida previdenciária.